Atividades

FESTIVAL DA PRIMAVERA NO VILA FLORES

Evento promove atividades culturais e educativas reverenciando a chegada da primavera

O início da primavera marca a volta do sol e o despertar da terra. A mudança da estação traz sentimentos de renovação e equilíbrio. Além das flores, as ideias que amadureceram durante o inverno desabrocham. É hora de colocar em prática os projetos e de se reconectar com a natureza.

A primeira edição do Festival da Primavera no Vila Flores acontece no dia 6 de outubro, convidando a comunidade para sair à rua, celebrar as relações e vivenciar uma programação cultural e educativa. O evento começa às 11h e conta com diversas atividades culturais e oficinas durante o dia.

Produzido pela Associação Cultural Vila Flores (ACVF), residentes e parceiros do espaço, o festival tem entrada franca com contribuição consciente. Por tradição, o dinheiro arrecadado na venda de produtos é revertida para melhorias estruturais do complexo e atividades promovidas pela ACVF. Também haverá recebimento de doações de alimentos que serão encaminhados para o projeto Cozinhar e Servir. Um grupo de pessoas unidas com um único objetivo: alimentar quem tem fome!

Programação para crianças e adultos

A programação inicia às 11h com feira gastronômica e aulas abertas das atividades residentes do Vila Flores. As práticas de kung fu e yoga iniciarão às 11h. A editora Besouro Box conduz diferentes atividades e sessões de autógrafos, com as presenças ilustres dos escritores Tabajara Ruas, Valesca de Assis e Simone Saueressig. Reaproveitar materiais que geralmente são descartados no dia-a-dia é tema de oficina ministrada pela Luciana Delacroix para construção de caleidoscópios.  A oficina de Desenho e Autoconhecimento, da Betina Nilsson, tem o objetivo de utilizar a arte como plataforma de expressão e transformação.

Durante a tarde, o mutirão verde vai ensinar a fazer bombas de semente, distribuir mudas de plantas e placas informativas para hortas. Às 15 horas, o Vila Flores vai levar alegria e cuidado até a Praça Florida. Lá, as crianças e adolescentes do Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini apresentam-se com a Banda Ecos. O projeto possibilita aliar arte, cultura e inclusão social.

Às 18 horas, a banda The Besouros anima a criançada cantando os clássicos dos The Beatles e contando histórias que mostram a bela mensagem de paz e amor que o grupo deixou para o mundo. Na sequência, um pocket show do violinista Felipe Karam, encerrado com danças circulares conduzidas por Patrícia Preiss. Para fechar a noite com muita música e cultura, as gurias do 50 Tons de Preta enchem o Vila Flores com cores e texturas dos ritmos afro brasileiros.

Durante todo o dia, o público ainda pode conferir a feira de expositores, onde todos os ateliers de arte e moda do espaço estarão abertos. Além dos estandes convidados da Cooperativa 20 de Novembro, o evento também conta com uma banca do projeto Pandorga, da Besouro Box, e da ONG Patas Dadas. O evento ainda lança oficialmente seu novo painel na galeria a céu aberto, realizada em homenagem à primavera pelos grafiteiros Leopoldo Constanzo, Maick “sei lá” e Lucas Pascecnic.

Programação:

10h às 13h – Oficina de Caleidoscópios com Lu Delacroix (Miolo)

11h às 22h – Feira de gastronomia e expositores (Galpão e Pátio)

11h – Aulas abertas de yoga (Pátio)

11h30 – Aula aberta de kung fu (Pátio)

11h – Bate-papo “Personagens gaúchos no cinema de Tabajara Ruas: Gumercindo” com Tabajara Ruas (Galpão)

13h – DOBRA TUPINIQUIM: uma introdução a ficção científica brasileira com Simone Saueressig (Galpão)

14h – Oficina de Desenho e Autoconhecimento  (Miolo)

14h – O Desbloqueio para a Escrita Criativa com Valesca de Assis (Galpão)

14h – Bate-papo com Silvia Mancuso

14h – Mutirão Verde – fazendo mudas, bombas de semente (com Yoko – Hortas Urbanas) e placas para horta (Pátio)

15h – Apresentação da Banda Ecos na Praça Florida

16h – Cortejo da Praça Florida ao Vila Flores

18h – Show de The Besouros

19h – Pocket show de Felipe Karam

19h30 – Danças Circulares com Pati Preiss

20h – Show de 50 Tons de Pretas

22h – Encerramento

Serviço:

Festival da Primavera no Vila Flores

Sábado, dia 06 de outubro, das 11h às 22h
Vila Flores – entrada pela Rua Hoffmann, 459. Bairro Floresta. POA/RS.

Entrada franca com contribuição consciente

Evento Facebook: https://bit.ly/festival-da-primavera

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s