Conteúdo

CONHEÇA AS PRÁTICAS DE GESTÃO DE RESÍDUOS QUE SÃO IMPLANTADAS NO VILA FLORES!

Desde as primeiras atividades no Vila Flores, em 2013, algumas práticas de gestão de resíduos têm sido desenvolvidas no espaço para reduzir o lixo gerado no local. Quando foi feita a primeira edição do Projeto Simultaneidade, em dezembro de 2013, já havia a preocupação com essa questão. Com a ajuda de três grandes parceiras, a Ilsa Solka de Lemos, a Patrícia Rabelo e a Fabíola Silveiro, foram desenvolvidas algumas ações durante o evento: disponibilização de dois tipos de descarte de bitucas (bituqueiras espalhadas pelo pátio e bituqueiras de bolso para venda), venda de copos reutilizáveis da Meu Copo Eco e disponibilização de acondicionamento adequado para segregação de resíduos, assim como sinalizações espalhadas pelo local com o intuito de conscientizar o público quanto ao assunto. No final do Projeto Simultaneidade, foi feito contato com o Sr. Antônio, da Vila dos Papeleiros, que foi ao Vila Flores buscar os itens recicláveis para levar até um centro de triagem da região.

facilitaccca7acc83o-grafica-melhores-praticas.jpg

A parceria com o pessoal da empresa Meu Copo Eco segue até hoje nos eventos realizados pela Associação Cultural Vila Flores. Os copos são feitos de polipropileno, bastante resistentes e totalmente recicláveis. Várias edições foram feitas com ilustrações de artistas residentes do Vila. O esquema de utilização funciona da seguinte maneira: o copo é comprado por R$5,00, utilizado durante o evento e depois pode ser devolvido (retornando o valor de R$5,00) ou levado para casa como recordação. Além disso, também é solicitado aos fornecedores de alimentos que utilizem talheres e recipientes biodegradáveis, geralmente feitos de mandioca ou de cana-de-açúcar. Essas ações reduziram drasticamente a geração de lixo no local.

20160927_181335

Em 2016, iniciaram práticas alinhadas à iniciativa Lixo Zero, que consiste no aproveitamento e encaminhamento correto dos resíduos recicláveis e orgânicos, para que nenhum lixo vá parar em aterros sanitários. A partir da orientação da Pasárgada Oficina de Sustentabilidade, foi a colocação de seis residuários no pátio: rejeitos não recicláveis, papel, plástico, metal, vidro e orgânicos.

20160928_115458

Também são desenvolvidos trabalhos com a Re-ciclo, residente do Vila que faz a coleta do “lixo” orgânico de casas e condomínios e transforma o material em adubo rico em nutrientes para jardinagem e hortas. Para haver essa coleta, foi colocado no pátio um balde de 10 litros como residuário e toda semana o pessoal da Re-ciclo recolhe o conteúdo. Ao final do mês, o Vila recebe adubo ou uma muda da iniciativa para ser plantada em seu jardim! A Re-ciclo também atua dentro do Vila conectada à educação, fazendo oficinas para adultos e crianças e trazendo projetos de conscientização.

13620877_1746314712277631_479476046327604401_n

Além disso tudo, o Vila Flores sempre fez questão de reutilizar materiais, como por exemplo, as tesouras de madeira do telhado galpão que viraram as laterais dos bancos que ficam no pátio. As mesas do pátio são feitas de venezianas e pallets foram transformados em um banco pelos vileiros Matehackers.

20160928_115349

20160928_115340

20160928_115417

20160928_120350

Como a conscientização sobre essas questões é considerada muito importante dentro do Vila Flores, também são realizadas atividades no local, como o evento “Circuito Start – Culinária Orgânica: do plantio à compostagem” e o “Vila Consciência”.

Organizado pela NET Impact, o ciclo de encontros Start aconteceu em setembro de 2016 e disseminou conhecimento em assuntos que tangem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O evento foi focado em desenvolver o ODS #2 “Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”. Durante o Circuito teve introdução e montagem prática de uma horta, oficina de plantas alimentícias não convencionais, receita com aproveitamento de alimentos, entre outras atividades.

14202579_1064274700355499_9211371676238112835_n

O Vila ConsCiência aconteceu em setembro de 2017 e promoveu uma aproximação da comunidade com temáticas ambientais relevantes. Realizado pela Apoena Socioambiental e pela Ecdise Ambiental, reuniu oficinas, rodas de conversa, exposições e atividades recreativas voltadas para educação ambiental. Entre os diversos temas estavam economia, alimentação, iniciação científica, utilizações do bambu, a importância de aves e mamíferos nos centros urbanos, além de outras discussões também voltadas para a ecologia.  

21369563_1671148142955766_850869616153804853_n

Conforme cresce, o Vila Flores busca a readequação de suas logísticas de tratamento de resíduos. A caminhada vai em direção à metodologia Lixo Zero. A implementação dessa prática não é fácil, pois exige a retirada de lixeiras dos ambientes e a reeducação dos que transitam pelo espaço. Ainda assim, a mobilização segue em frente, fazendo aos poucos com que cada um adquira a consciência de que é responsável pelo seu lixo. Com o auxílio do Vila, é feito o descarte correto para que se alcance esse objetivo tão importante para o meio ambiente.

Com essas ações, é reduzida gradativamente a geração de lixo, colaborando para uma cidade mais limpa e sustentável!

 

Links:

https://www.slideshare.net/vilaflores/gesto-de-resduos-do-projeto-simultaneidade

http://projetosimultaneidade.wordpress.com/

http://www.meucopoeco.com.br/site/

http://ilzb.org/

https://www.facebook.com/oficinapasargada/

https://vilaflores.wordpress.com/residentes/re-ciclo/

https://www.netimpactpoa.org

https://vilaflores.wordpress.com/residentes/apoena/

https://www.facebook.com/EcdiseAmbiental/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s