ESCOLA CONVEXO

A Convexo é uma iniciativa na área da educação desenvolvida por não educadores que propõe aulas com metodologias inovadoras de COMUNICAÇÃO, LÓGICA e EMPREENDEDORISMO, dentro de escolas tradicionais, no turno inverso das aulas, visando desenvolver líderes de comunidades carentes.
Integrantes: Onilia Araujo, Bruno Bittencourt, Karin Keller, Leticia Saraiva, Betina Nilsson
Site: http://www.escolaconvexo.com.br/

Facebook: escolaconvexo

Instagram: escolaconvexo

Contato: Bruno Bittencourt – (51) 9 99621062 ou bruno@escolaconvexo.com.br

A Escola Convexo é um movimento voltado à transformação social. Começou em 2013 no contra turno de escolas públicas buscando desenvolver as futuras lideranças a partir da resolução de problemas locais enquanto capacita em lógica, comunicação e empreendedorismo. Desde então, esse movimento foi ganhando forças e envolvendo outras pessoas e causas a fim de garantir seu objetivo macro: um mundo mais justo e colaborativo. Foram envolvidas mais escolas, comunidades, famílias, sociedade e empresas. A partir disso, trabalhou-se com reforço escolar, desenvolvimento de lideranças, mentorias, capacitação de professores, desenvolvimento de negócios e treinamentos corporativos, tudo em função das demandas sociais encontradas num processo autêntico e orgânico. A Escola Convexo acredita que a transformação social só acontece quando aproximamos diferentes mundos por causas similares, causando assim, microrrevoluções que, somadas, proporcionam a macrorrevolução que tanto queremos. Com isso, hoje a Escola Convexo atua em quatro comunidades em vulnerabilidade social: Chapéu do Sol (Belém Novo), Vila Liberdade, Comunidade Planetário e Maria Vicentina (São Leopoldo). Em cada uma delas articula um conjunto de atores (escolas, empresas, comunidade) a fim de construir um legado colaborativo para a região. Esse processo já impactou mais de 400 pessoas diretamente e um número exponencial indiretamente.

O Convexo Lab Vila Flores utiliza educação e empreendedorismo para envolver alunos, pais, professores e comunidade a fim de gerar o desenvolvimento sustentável educacional, social e econômico de comunidades carentes. O processo é baseado em dois princípios essenciais: A potencialização das lideranças, através de técnicas de empoderamento e metodologias inovadoras sustentadas pela comunicação, pela lógica e pelo empreendedorismo; e a união de mundos, fazendo com que a interação entre pessoas de diferentes realidades fortaleça e amplie o desenvolvimento mútuo.

Em nossos LABs, a Aprendizagem é Baseada em Problemas (PBL), enquanto são desenvolvidas competências socio-emocionais, todos os envolvidos resolvem problemas reais da região em que estão inseridos. Somado a isso, a atividade realizada no contra turno escolar, reforça os conteúdos curriculares de português e matemática e desenvolve habilidades relacionadas à liderança, envolvendo a comunidade escolar no planejamento e execução de soluções sustentáveis.

Um exemplo desse trabalho é o que está acontecendo no Lab Nehyta Ramos (Comunidade Chapéu do Sol), em que os alunos identificaram que um dos principais problemas da região é a falta de geração de renda para mulheres e, buscando resolver essa questão, os alunos estruturaram o primeiro negócio envolvendo as mães: o Azeite Aromas, em parceria com o restaurante Mantra. Após esse, já começaram outros negócios como na área de chocolate e moda. Em 2016, alugou-se uma casa para sediar todas essas iniciativas e o problema (objeto de estudo) do último foir estruturar um espaço para as mães deixarem seus filhos e trabalharem.

Desde 2013, o modelo de negócio da Escola Convexo vem sendo aperfeiçoado a fim de garantir a consolidação e expansão da transformação social norteada pela educação. Durante os últimos anos foi estruturada uma tecnologia social, que são os LABs educacionais, um espaço tempo que atende jovens do ensino fundamental

*Caso ela seja periódica: Todas as segundas feiras das 13h30 às 17h.

 

Anúncios