CAPOEIRA

 

O Vila Flores oferece aulas de Capoeira ministradas pelo professor Jônatas da Costa da Projete Liberdade Capoeira.

Site: http://projeteliberdadecapoeira.com.br/

FB: https://www.facebook.com/projeteliberdadecapoeirars/ https://www.facebook.com/Projete-Liberdade-Capoeira-222333217843198/

Inscrições: Diretamente com Jônatas da Costa – projeteliberdadecapoeirapoa@gmail.com ou jocosta21@gmail.com / (51) 98183-4683

Dias: todas as segundas, quartas e sextas

Horário: 19h30 às 21h

Local: Galpão – Entrada pela Rua São Carlos, 753 (portão)

Carga horária: 1h30min cada aula

Público Alvo: Qualquer pessoa com mais de 10 anos de idade.

Valor do curso: R$ 90,00 por mês

“Luta, jogo, arte marcial, dança, esporte, cultura popular… A capoeira não cabe em apenas uma definição. Nascida no Brasil, a prática hoje está espalhada por todo o planeta.

Sob a comando do Professor Jônatas da Costa, 36 anos, com larga experiência com a atividade – 22 anos de capoeira – o trabalho consiste na formação e consolidação de mais um núcleo da escola Projete Liberdade Capoeira, um dos mais importantes grupos da arte no mundo, presente também nas cidades de São Paulo, Pelotas, Venâncio Aires, Rosario-ARG, Cusco-PER e Barcelona-ESP.

A Projete Liberdade Capoeira é uma escola de capoeira com propósitos educacionais, ligada diretamente a atividades e práticas esportivas. Fundada em 1978, assiste hoje ao coroamento de seus esforços no trabalho de educação do homem como um todo, valendo-se da capoeiracomo instrumento.

Atuando em escolas, centros culturais, academias e universidades, a Projete Liberdade Capoeira adquiriu um respeitado conceito junto às mais diversas entidades educacionais. O grupo foi responsável por levar a capoeira para dentro da maior universidade do país, a USP, onde atua há 45 anos, e também atua dentro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSUL) – Campus Venâncio Aires.

Sob a coordenação técnica e pedagógica do professor de Educação Física e mestre de capoeira Gladson de Oliveira Silva (74 anos) – responsável pela capoeira junto ao Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP) e da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, Consultor do Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Desporto (INDESP) e membro do Conselho de Mestres da Confederação Brasileira de Capoeira (CBC) – a Projete Liberdade Capoeira possui uma equipe de professores altamente qualificada do ponto de vista técnico, pedagógico e psicológico, que garante a prática da capoeira como instrumento de desenvolvimento integral e integração na sociedade.

As aulas de capoeira são compostas de:

– atividades aeróbicas de aquecimento, com movimentos fundamentais da capoeira, como a ginga e os golpes básicos;

– desenvolvimento da técnica por meio do treinamento de golpes e movimentos mais avançados, geralmente feitos em duplas;

– exposição didática sobre a roda de capoeira: histórico, tradições e ritualística;

– musicalidade e instrumentos usados na roda: berimbau, pandeiro, atabaque, agogô, reco-reco e outros.”