Café Minéraux

Café Minéraux com Debora Herjean no comando, cozinha para você com saúde, sabor e bom humor, preservando os minerais no seu alimento e propondo receitas da culinária francesa e brasileira. O Café Minéraux encontra-se no sótão do prédio da Rua Hoffmann, 447.
https://www.facebook.com/profile.php?id=100010469947569
http://cafe.mineraux.over-blog.com/
Telefone: 51 82505218
E-mail: cafe.mineraux@gmail.com

Apresentação

Debora Chaves – Herjean, nasceu em Porto Alegre.
Em 1984, parte definitivamente para Paris, onde estudou, trabalhou e viveu durante 30 anos. É socióloga, fotógrafa e gastrônoma, apaixonada pela cozinha francesa. Em 2008 ela descobre o mundo fantástico dos minerais, através de um amigo que faz comércio de pedras gemas do Brasil, na França. Diante da sua admiração pelos minerais, ele lhe
oferece livros e a possibilidade de frequentar sua loja, para conhecer melhor as pedras que apareciam nas fotos dos livros.

Foram tantas as visitas, as perguntas, os conselhos que finalmente ela decidiu estudar gemologia, fazendo alguns módulos no Instituto Nacional de Gemologia (ING) de Paris.Em paralelo a esta experiência, ela continua seguindo os cursos de culinária, na Mairie do Distrito 20, Gambetta, em Paris, onde foi aluna de Thierry Marx, o papa da cozinha molecular. Entre as panelas das oficinas e o laboratório do ING de Paris, surge a ideia de trazer para o prato os minerais que estudava, na sua composição química.

“Um dia, brincando com uma amiga, disse que ia cozinhar pedras, que talvez fosse a única coisa que ainda não tivéssemos tentado em matéria de nova gastronomia. E foi o que fiz. Comecei a pesquisar a composição química de minerais que estão presentes na nossa alimentação e igualmente presentes nas pedras que gostamos de admirar. Como a
ametista, a cornalina, o rubi, a turmalina, o grenat…pedras de cores vivas ou cristalinas, todas contendo nas suas químicas elementos essências para a nossa saúde.”

Mas tudo isso fazia parte da fantasia meio new age de Debora, que continuava com a ideia de cozinhar pedras, até encontrar com o geólogo Philippe Perrot-Minot. em uma palestra sobre litoterapia e os tratamentos holísticos. Ali ele explicava que somos constituídos de minerais diversos, dos quais nosso corpo necessita para se manter em boa saúde; que na alimentação de todo dia a quantidade de minerais que ingerimos é inferior àquela que gastamos; que muitas vezes carecemos mais de minerais do que de vitaminas.

Philippe Perrot-Minot trabalha com a química natural do corpo e sobre o equilíbrio Cálcio-Enxofre-Manganês, através de uma alimentação sadia. Sem restrições, mas com sabedoria. Sim, pois o primeiro laboratório químico da humanidade é a cozinha !! O resultado da junção de suas paixões e das experiências universitárias e profissionais deram nascimento ao conceito e projeto Café Minéraux, lançado em Paris, em parceria com Lakdar Kherfi, chefe de projeto e proprietário do Café Projets Paris e Marseille. Em novembro de 2013, acontece o primeiro evento com Debora na cozinha.

No Brasil, Café Minéraux começa a existir em abril de 2014, em pequenos jantares com a etiqueta [en petit comité]  que ela organiza para degustação da sua culinária, que articula a cozinha francesa e brasileira com os conhecimentos sobre os minerais. O que levou alguns
pratos à serem batizados com nome de pedras, pois nas suas composições químicas se encontram os mesmos minerais que encontramos nos legumes, frutas, farinhas, etc.

O projeto Café Minéraux é bem abrangente e visa, no seu leque de competências, divulgar o estudo da gemologia e facilitar os intercâmbios com Paris. As comunicações são feitas com o formato de um “café literário” ou “filosófico”, com um palestrante, estudantes e público em geral, sensível aos conhecimentos sobre os minerais, em um evento gastronômico e científico.

Em fevereiro de 2016, finalmente Café Minéraux encontra sua mais recente morada, no Vila Flores. Um dos mais jovens empreendimentos deste centro cultural e de negócios, Café Minéraux se encontra no sótão, sendo designado como o espaço gourmet do Vila Flores. Atende todos os dias, das 10h ás 19h, sem interrupção. servindo almoços, lanches, cafés, sucos de frutas e deliciosos doces. No projeto está a abertura dos jantares com reserva, culinária francesa e excelente carta de vinhos. Os jantares serão anunciados na página do facebook ou por e-mail caso seja assinante da newsletter.

Agora que você já sabe tudo desta bela historia, que liga Paris à Porto Alegre, o melhor para conhecer a proposição gastronômica é degustá-la. Não perca a oportunidade de participar dos eventos de degustação organizados por Debora ou nos eventos onde a etiqueta Café Minéraux está na praça de alimentação. No Vila Flores, você aproveita para fazer um belo passeio, conhecendo esse espaço atípico na paisagem cultural da cidade e curte uma boa mesa com chef Debora no comando. Agora só lhes resta experimentar, e curtir!

Texto de Corinne Loise.

Foto de Fernando Banzi e Lauro Rocha.

Anúncios