20 e 27/08 – Beira Movida Editorial

Beira abre inscrições para ciclo de programação gratuita sobre fotografia

Nos meses de agosto e setembro de 2016, a Beira apresenta a sua Movida Editorial Fotográfica (MEF). O projeto idealizado pelo coletivo fotográfico porto-alegrense vai reunir uma intensa programação sobre o assunto em oficinas, palestras e encontros com autores. Todas as atividades serão gratuitas.

A iniciativa tem como intuito o fortalecimento do cenário cultural da fotografia local, e tem como público-alvo agentes culturais, fotógrafos e estudantes de artes visuais de Porto Alegre.

O ciclo tem início no dia 5 de agosto, com a palestra Fotografia 3.0 – Pensando a narrativa em redes Digitais, com Leo Caobelli. Leo é proprietário do Calma Lab, um espaço de produção e experimentação de narrativas audiovisuais que integram múltiplos formatos e linguagens. A palestra tem entrada franca e não é necessário inscrição prévia.

No dia 9, a MEF dá início ao Ateliê de livro de fotografia: da narrativa à impressão, com Camila Domingues e Cristiano Sant`Anna. A atividade se estende até o dia 23 de agosto e acontece todas as terças e quintas no Barraco Cultural. A intenção da oficina é desenvolver as habilidades dos artistas desde a concepção de um projeto até o acompanhamento do trabalho em gráfica. São 10 vagas disponíveis e as inscrições já estão abertas no site http://beira.me/movidaeditorial/

Em 20 e 27 de agosto, a Oficina Fotografia e memória no 4º Distrito, com Eduardo Seidl, fará o reconhecimento da memória cultural do bairro. A atividade acontece nas imediações, no espaço Vila Flores, e também conta com 10 vagas gratuitas, mediante inscrição. Elas estão abertas no site da MEF:http://beira.me/movidaeditorial/

O projeto Biblioteca Aberta oferece uma noite de conversa com quatro fotógrafos gaúchos, que abrirão as suas casas e acervos para compartilhar seus livros e histórias. Serão 5 encontros com nomes de destaque na fotografia gaúcha. Luiz Carlos Felizardo (12 de agosto), Carlos Carvalho (19 de agosto), Fernando Schmitt (26 de agosto) e Marco AF(2 e 9 de setembro). A ideia é que cercado de suas fotografias, livros e objetos pessoais, o grupo troque referências e se aproxime do trabalho dos fotógrafos locais. Cada encontro com artista dispões de 15 vagas. As inscrições podem ser feitas no site da Movida: http://beira.me/movidaeditorial/

Acompanhe toda a  programação na Fanpage da Beira: https://www.facebook.com/beiramovidaeditorial

A Movida Editorial fotográfica é uma ação da Beira financiada pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre através do Edital Décio Freitas/2015.

Quem é a Beira

É a reunião dos fotógrafos Camila Domingues, Cristiano Sant’Anna, Eduardo Seidl e da jornalista Clarissa Pont. A Beira é um coletivo que aposta na circulação da fotografia, na pesquisa sobre narrativa, na construção de novas formas de financiamento e na realização de edições independentes em pequenas tiragens.

 

Programação

Palestra Fotografia 3.0 – pensando a narrativa em redes digitais

com Leo Caobelli

5 de agosto | 19h | Barraco Cultural (Rua Laurindo, 332)

Entrada franca e sem inscrição prévia

 

Ateliê de livro de fotografia: da narrativa à impressão

com Camila Domingues e Cristiano Sant’Anna

de 9 a 23 de agosto

Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h

Barraco Cultural (Rua Laurindo, 332)

Inscrições abertas

10 vagas

 

Oficina Fotografia e memória no 4º Distrito.

com Eduardo Seidl

dia 20 de agosto, das 08h30 às 12h30

dia 27 de agosto, das 08h30 às 12h e das 14h às 17h

Associação Cultural Vila Flores

Inscrições abertas

10 vagas

 

Biblioteca Aberta

 

Inscrições abertas

15 vagas

Das 19h30 às 21h

 

Biblioteca Aberta – Luiz Carlos Felizardo

12 de agosto | Casa do artista

 

Biblioteca Aberta – Carlos Carvalho

19 de agosto | Casa do artista

 

Biblioteca Aberta – Fernando Schmitt

26 de agosto | Casa do artista

 

Biblioteca Aberta – Marco AF

Turma 1

2 de setembro | Casa do artista

Turma 2

9 de setembro | Casa do artista