Atividades

Vila Flores abre inscrições para Residência Artística em Artes Visuais

Residência Artística

Selecionado ganhará bolsa-auxílio para participar de uma
produção colaborativa de um produto cultural

O Vila Flores, através da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, faz chamada pública para artistas visuais do Rio Grande do Sul interessados em participar da Residência Artística do projeto Vila Flores – Uma Experiência Aberta II, que conta com financiamento do Edital de Concurso “Pró-cultura RS FAC #juntospelacultura_2 – SEDACTEL nº 26/2017”. O projeto busca contribuir para a ampliação da interface entre cultura e educação, promovendo o intercâmbio entre artistas e fomentando novas criações artísticas em colaboração.

O selecionado receberá uma bolsa de ajuda de custo para despesas como passagem, hospedagem e alimentação no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais). Durante o período da residência, de 8 a 18 de julho, o artista promoverá uma ação formativa, participará de um bate-papo e momentos de intercâmbio com as iniciativas do Vila Flores e, ao final, será realizada uma apresentação do trabalho desenvolvido durante a residência.

As inscrições são gratuitas e vão de 03 de abril até 03 de maio, e devem ser realizadas, exclusivamente, pela internet através do link: bit.ly/arte-vilaPara realizar a inscrição, o candidato deve ser maior de 18 anos, ser residente no estado do Rio Grande do Sul, possuir trabalhos artísticos já desenvolvidos, apresentar uma proposta do trabalho a ser desenvolvido e ter disponibilidade em participar das atividades previstas durante a residência, de 8 a 18 de julho, na cidade de Porto Alegre.

O artista será selecionado de acordo com os seguintes critérios: projeto proposto, originalidade, transversalidade de linguagens e trajetória artística. A curadoria será feita por Antônia Wallig, gestora cultural do Vila Flores, e dos artistas residentes do Vila Flores, Kelvin Koubik e Márcia Braga.

Faça o download do edital da residência artística aqui: Edital Residência Artística Vila Flores.

“A ideia é receber um artista de qualquer região do Rio Grande do Sul e promover uma atividade formativa, onde o selecionado fará um intercâmbio com outros artistas do Vila Flores e da cidade, e o resultado será uma produção colaborativa de um produto cultural”, explica Antonia Wallig, gestora cultural do Vila Flores.  

 

Vila Flores – Uma Experiência Aberta II

O projeto vai realizar uma série de atividades artísticas e educativas gratuitas no período de quatro meses – de março a junho, envolvendo artistas residentes e parceiros do Condomínio Cultural Vila Flores. A ideia é propor um diálogo entre as suas áreas de atuação e diferentes linguagens artísticas.

Para isso, estão programadas quatro oficinas voltadas para o público infantil, dois eventos integrando diferentes linguagens (artes cênicas, música, cinema e artes visuais), quatro visitas guiadas e mediadas para escolas públicas e uma residência artística com foco nas artes visuais e com chamada pública para artistas do Rio Grande do Sul. “Pretendemos promover o acesso de todos os públicos aos bens culturais e conectar os moradores do bairro e a comunidade em geral com a produção cultural dos grupos residentes e parceiros do Vila Flores”, explica Antonia, que também é coordenadora do projeto.

 

Serviço:
O QUÊ:
chamada pública para Residência Artística
do projeto Vila Flores – Uma Experiência Aberta II.
QUANDO: inscrições gratuitas de 03/04 a 03/05, exclusivamente pelo site bit.ly/arte-vila
QUANTO: gratuito

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s