Atividades

SomCine marca a abertura do projeto Vila Flores – Uma Experiência Aberta II

capa_somcine

Evento gratuito que integra artes visuais, música e audiovisual será no dia 30

No sábado, dia 30 de março, das 17h às 22h, acontece no Vila Flores a 3ª edição do SomCine, projeto que une música e cinema em suas mais variadas formas com o objetivo de aproximar o público da relação entre o som e a imagem. O evento, que é gratuito, terá projeção de dois curtas-metragens ao ar livre e apresentações de música no pátio do complexo cultural. A noite ainda será marcada pelo lançamento da nova identidade visual do Vila Flores e pela inauguração da Galeria Térrea.

O SomCine faz parte do programa Vila Flores – Uma Experiência Aberta II que está sendo financiado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (PRÓ-CULTURA FAC RS) Lei nº 13.490/10. O primeiro Vila Flores – Uma Experiência Aberta aconteceu em 2016 e foi um sucesso de público. Além desse evento de abertura, outras atividades estão programadas para acontecer até o mês de junho.

Às 19h, o grupo Caetano Brass sobe ao palco para apresentar seu trabalho, que é um mergulho instrumental profundo na obra de um dos mais aclamados e respeitados artistas da Música Popular Brasileira, o mestre Caetano Veloso. Idealizado pelo músico Renato Batista, também diretor artístico do projeto, a banda ainda é formada por diversos instrumentistas gaúchos. “O projeto Caetano Brass apresenta toda a fusão sonora da música popular, do jazz e dos demais ritmos brasileiros, fazendo um verdadeiro passeio pela obra de Caetano”, explica Batista.

Logo depois é a vez da exibição de um dos episódios do Projeto GEMA, sobre o guitarreiro Luís Wagner. GEMA é uma iniciativa musical multiplataforma sobre a música regional do nosso Estado. Seu fio condutor é a musicalidade, a diversidade e os diferentes fazeres musicais dos povos que compõem a herança cultural do estado.

A atração seguinte é o trio instrumental Reverba Trio, que irá apresentar o espetáculo Por Um Punhado de Trilhas. Eles apresentarão versões que incluem O Poderoso Chefão, Tubarão, Amarcord, A Primeira Noite de Um Homem, Perdidos no Espaço e ET, o extraterrestre. Arranjos compostos tradicionalmente para grandes orquestras estão convertidos para o formato power trio de surf rock.

Fechando a programação, acontece a exibição do filme “Highway 61: de Chicago a Nova Orleans”. Quem estrela o curta-metragem é o bluesman gaúcho Fernando Noronha, que percorre a famosa estrada do blues nos Estados Unidos, e mapeia os diferentes estilos e maneiras de tocar blues. No filme, Noronha passa por lugares históricos da cena do blues, como St. Louis, Memphis, Clarksdale, Houston e muito mais.

Em paralelo à programação musical e audiovisual, acontece a inauguração da Térrea, espaço de comercialização de obras de arte dos artistas visuais Kelvin Koubik e Jackson Brum. Nessa noite, as obras dos artistas e também de convidados estarão expostos no galpão do Vila Flores.

Vila Flores – Uma Experiência Aberta II

O projeto vai realizar uma série de atividades artísticas e educativas gratuitas no período de quatro meses – de março a junho, envolvendo artistas residentes e parceiros do Condomínio Cultural Vila Flores. A ideia é propor um diálogo entre as suas áreas de atuação e diferentes linguagens artísticas.

Para isso, estão programadas quatro oficinas voltadas para o público infantil, dois eventos integrando diferentes linguagens (artes cênicas, música, cinema e artes visuais), quatro visitas guiadas e mediadas para escolas públicas e uma residência artística com foco nas artes visuais e com chamada pública para artistas do Rio Grande do Sul. “Pretendemos promover o acesso de todos os públicos aos bens culturais e conectar os moradores do bairro e a comunidade em geral com a produção cultural dos grupos residentes e parceiros do Vila Flores”, explica Antonia Wallig, coordenadora do projeto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s