Newsletter

Mais um ano de criatividade e colaboração. Vem com a gente?

O Vila habita um espaço, mas é mais do que isso. O que realmente nos define é aquilo que é intangível: um ecossistema criativo que inspira práticas colaborativas e criativas. Hoje, somos mais de 100 vileiras e vileiros, reunidos em 41 iniciativas e projetos que trabalham para fortalecer nossos pilares em comum: a educação, a cultura, o empreendedorismo, a arquitetura e a arte.

Somente no ano passado, fomos abrigo e parceiros de 78 eventos voltados à resistência, à cultura, ao conhecimento livre e à preservação da nossa história. Isso nos permitiu viabilizar um webdocumentário sobre nossas raízes. Financiado pelo Pró-Cultura RS FAC – Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Vila Flores – Território e Memória é uma das principais referências de que incentivos à cultura permitem manter nossa memória viva, e ajudam a construir a história que queremos.

Na educação, tiramos do papel o projeto Skate na Vila, que foi pensado e executado em parceria com os moradores da Vila Santa Teresinha junto ao Centro Social Marista Irmão Antonio Bortolini. A iniciativa busca ensinar as crianças da comunidade a andar de skate, educando a partir de valores como companheirismo, coragem, pertencimento e resiliência. Ao todo, 30 crianças foram contempladas pelo projeto durante o ano passado. O projeto deu tão certo que recebeu apoio financeiro do Sicredi, o que permitiu a compra de mais equipamentos de segurança e o pagamento de salário aos educadores.

A Associação Cultural Vila Flores ainda promoveu no ano passado mais 5 eventos voltados à cultura e à educação, que movimentou o 4º Distrito de Porto Alegre. Foram realizados o tradicional Arraial Vila Flores, o Festival da Primavera, o Festival do Barro, o Carnaval das Batucas e a Virada Sustentável. Além disso, recebemos diversas escolas e universidades, levando para a academia a realidade de um outro mundo possível colocado em prática.

Por tudo isso, temos que agradecer…

Às pessoas que ocuparam nossos espaços e promoveram atividades aqui. Gente que reconheceu o Vila como sua casa também. Que acredita em um estilo de vida em que a colaboração vale mais do que a competição.

O melhor de tudo é poder receber novas iniciativas e remodelar nossos espaços. Afinal, por serem orgânicas por natureza, nossas instalações servem para inúmeras finalidades.

O Miolo e o pátio, por exemplo, sediam as aulas regulares de Yoga, Capoeira e Kung-Fu e dança, que trabalham com a saúde, a mente e a cultura. O Galpão recebeu diversas exposições, foi casa de bate-papos sobre tantas coisas, entre elas gênero, discriminação e segurança. Além disso, foi cenário do vídeo Cultura gera Futuro, do Minc.

Milhares de pessoas circularam pelo nosso ecossistema, seja em festas, workshops, seminários, oficinas, reuniões e encontros. E cada uma, direta ou indiretamente, contribuiu para o fortalecimento da nossa visão de mundo. Foi justamente isso que permitiu o investimento em projetos que consideramos importantes para o bairro e a cidade.

Um futuro com mais poder de rede

Assim como um jardineiro observa e cuida das flores que já brotaram, nós olhamos para o nosso passado e nosso presente. Mas sabemos que ainda temos muitas sementes para plantar. E queremos fazer isso de maneira colaborativa, com empatia e muito amor no coração. Se você se sente chamado a fazer parte desta rede, manda um e-mail para vilaflorescultural@gmail.com. Ficaremos muito felizes em bater um papo e tomar um café embalado pela troca de ideias.  

Acreditamos na rede como forma de transformação social. Vamos juntos?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s