Conteúdo, Newsletter

O Vila Flores e a construção da educação inclusiva e emancipadora

Por Betina D’Avila, da Sopro e Antonia Wallig, da ACVF.

O Vila é norteado por quatro principais eixos: arte, cultura, arquitetura e empreendedorismo. Mas a educação é o que permeia todos eles. Por isso, a Associação Cultural Vila Flores (ACVF), junto aos residentes, vizinhos, artistas e empreendedores interessados, promove constantemente atividades educacionais aqui. Práticas como capoeira, samba de roda e yoga, por exemplo, já têm adesão e são rotina em nossos espaços.

Nossa proposta é fomentar uma educação inclusiva e emancipadora promovendo experiências colaborativas de aprendizagem para todas e todos, tendo como inspiração o ODS4, quarto objetivo dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU. Já explicamos como tais metas são diretamente ligadas à cultura, e o ODS 4, por sua vez, contempla nosso trabalho por ter como meta assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

A educação que queremos promover por meio de diferentes atividades é uma educação ativa e disruptiva e que oportuniza autonomia para cada indivíduo construir seu caminho de formação. O Vila, sendo um centro cultural que abriga diferentes áreas do conhecimento, tem um papel muito relevante no desenvolvimento de seres humanos mais livres e criativos.

Quando atrelada à arte e à cultura, a educação é capaz de despertar novos olhares, novas perspectivas e, consequentemente, atrair outros públicos também. O que desejamos é unir nossas diferentes áreas para colaborar na capacitação de pessoas dentro do âmbito cultural e social. As atividades desenvolvidas aqui, embora sejam fortemente ligadas ao desenvolvimento pessoal, também possuem um viés técnico, porque acreditamos que seja primordial desenvolver habilidades específicas que possibilitem ao indivíduo aprimorar a sua atuação na área de sua escolha.

Conheça alguns projetos educativos realizados pelo Vila Flores

Entendemos a nossa responsabilidade com o bairro Floresta e percebemos o Vila como um polo importante de difusão da arte e da cultura, principalmente pela integração com a nossa vizinhança. O projeto De Vila a Vila é um exemplo da concretização dessa responsabilidade: desde dezembro de 2016, vileiros e vizinhos da Vila Santa Teresinha realizam pequenas ações coletivas para promover acessibilidade à cultura e troca de conhecimento.

O projeto, que vem crescendo desde então, tem a proposta de incentivar o talento e a criatividade do coletivo, possibilitando a integração social através de experiências colaborativas, como oficinas, encontros, mostras e atividades culturais. Foram realizadas oficinas de grafite e aulas de dança Afrobrasileira junto ao programa de educação musical, oferecido pelo Centro Social Marista que atua na região. A parceria na construção da pista de skate e o desenvolvimento de um projeto educativo voltado para esta prática também são parte do projeto

Em 2017 a ACVF e Ufrgs assinaram um termo de cooperação. O convênio partiu do Instituto de Artes, através do grupo residente OM-Lab, coordenado pela Prof Tetê Brachini, mas se estende a todos os cursos a áreas do conhecimento que tenham interesse em desenvolver atividades de pesquisa, extensão e ensino junto ao Vila Flores. Muitas atividades já vêm sendo realizadas e são abertas à participação de todas e todos, como o projeto Relatos de Chegada e as conversas Socializando o 4o Distrito.

O projeto educativo do Vila Flores está em constante evolução. Nosso desejo é cada vez mais contar com colaborações e parcerias para contribuir com uma educação inclusiva, que valorize o indivíduo e o integre à sociedade de forma emancipadora. Entendemos o Vila como um laboratório, um espaço experimental que está sempre aberto a novas experiências e propostas. Artistas, vizinhos, universidades, empreendedores e todo tipo de iniciativa que promova a educação e a cultura serão sempre bem-vindos para construir um projeto educativo conosco.

Confira a programação de Junho no Vila aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s