Conteúdo, Newsletter

Por que a sustentabilidade também precisa ser cultural?

* Por Luana Fuentefria, da Sopro Conteúdo, e Aline Bueno, da Associação Cultural Vila Flores.

Em 2015, a ONU estabeleceu 17 objetivos a serem alcançados até 2030. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pretendem que todos os países signatários se comprometam com o desenvolvimento social, econômico e ambiental do planeta. Nos próximos 12 anos os países devem, entre outras coisas, promover oportunidades de aprendizagem, assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis, alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, fomentar a inovação e promover sociedades pacíficas e inclusivas.

Cada objetivo conta com metas e indicadores para que seja possível mensurar os avanços. Algumas delas fazem parte do nosso dia a dia de forma instintiva. O trabalho da Associação Cultural Vila Flores e dos residentes do Vila seguem princípios como o acesso à educação e à cultura, o consumo consciente, a reciclagem, o empreendedorismo e o combate à violência.

Os ODS representam o que hoje entendemos por sustentabilidade: ambiental, econômica e social. Mas, neste ano, nossa participação na 3ª Edição da Virada Sustentável, que acontece entre 6 e 8 de abril, nos fez refletir sobre o importante papel de mais um eixo: o da sustentabilidade cultural.

ods

Seremos pela segunda vez um Ecoponto da Virada Sustentável, neste ano como espaço e curadores de algumas das atividades das Trilhas Culturais, que reúnem manifestações como circo, teatro, dança, literatura, cinema, música e artes visuais. Essas trilhas do evento têm inspiração no ODS 11, que objetiva tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Para chegar lá, entre outras metas está o fortalecimento de esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo.

A cultura já é considerada um quarto pilar da sustentabilidade. Para nós, ela é a base, pois sustenta e reflete nossa relação com os recursos naturais, econômicos e políticos. Mas, principalmente, nossas relações humanas. Por isso, investir em cultura é pensar de forma sistêmica, fomentando o equilíbrio dinâmico para a manutenção da sociedade. Preservá-la inclui valorizar e promover espaços para manifestações culturais, mas também alimentar e manter hábitos mais sustentáveis.

Podemos evidenciar a arte e os costumes de uma comunidade para protegê-la, permitindo seu conhecimento e o estabelecimento de respeito pela sua representação na sociedade. Cultura é também a realização de práticas diárias de uma comunidade. Não é possível conceber uma sociedade sustentável social, ambiental ou econômica sem antes estabelecidas perspectivas que respeitem a todos.

A Virada Sustentável será o momento para refletir, diante do abandono da cultura no país, sobre a importância da área a partir dessa perspectiva ampla e fundamental. Vamos juntos?

O Vila também estará presente na Trilha Consumo Sustentável, com a Feira Boas Ideias de Sustentabilidade, organizada pela Colibrii e pela Solabici. A II Feira Boas Ideias de Sustentabilidade irá reunir iniciativas locais com foco em produtos sustentáveis, que utilizam o reaproveitamento de materiais (upcycling) ou matérias primas cujas origens auxiliam a preservação do meio ambiente (recicladas ou orgânicas) e também respeitam as pessoas envolvidas no processo de produção.

Atividades com curadoria da Associação Cultural Vila Flores e participação dos vileiros:

Veja mais atividades da Trilha Circo, Teatro e Dança ODS 11 aqui.

E da Trilha Cinema, Literatura e Artes Visuais ODS 11 aqui.

3ª Edição do Virada Sustentável

A 3ª edição da Virada Sustentável será realizada de 06 a 08 de abril de 2018, em Porto Alegre, e vai abordar, nessa edição, temas como redução das desigualdades sociais, educação de qualidade, cidades sustentáveis, consumo responsável, água potável e saneamento, paz, justiça e instituições eficazes, e colaboratividade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s