Atividades

Lançamento da Pista de Skate na Vila Santa Teresinha

Evento reúne atrações musicais, graffite ao vivo, workshop de DJ e campeonato de manobras de skate.

 

No dia 21 de abril, a partir das 11h, acontece a abertura oficial da pista de skate da Vila Santa Teresinha, no bairro floresta. A pista foi construída através de uma parceria entre o Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini com o Vila Flores e a Swell Skate Camp, buscando a revitalização da praça onde está localizado o Centro Esportivo Cultural Transformação.

 

O evento contará com diferentes atrações artísticas. Os Grafiteiros Jacksom Brum e Kelvin Koubik estarão pintando um painel ao vivo, servindo de pano de fundo para as atrações musicais da banda Rafuagi, Terminal 470 e Banda Ecos. Na parte da tarde, o projeto Rádio Alvo oferecerá um workshop gratuito para DJ. Durante todo o evento, a Escola Ande de Skate estará com monitores e skates disponíveis para quem quiser tentar manobras. O término do evento está previsto para às 16h, com o campeonato de manobras em skate.

 

A grande atração do dia é o show da banda Rafuagi, que acontece às 12h. A banda se consolidou como um dos maiores nomes do hip hop da região metropolitana. O grupo já faturou dois prêmios Prêmio Hutúz em 2006 e 2009, a honraria mais importante do Hip Hop da América Latina com o EP Todos Iguais e já gravou com artistas dos mais diversos nomes da música nacional e internacional, como o uruguaio Daniel Drexler e nomes consagrados da música brasileira, como Emicida, Rashid, MV Bill, RAPadura XC., e a banda Bidê ou Balde, além de dividir palco em grandes festivais pelo mundo com Ghostface Killah e o grupo Wu-Tang Clan (EUA), Killapriest (EUA), GAVLYN (EUA), Afu- Ra (EUA), Yasiin Bey/Mosdef (EUA), Criolo, Caetano Veloso, Racionais, entre outros.
A iniciativa busca a revitalização dos espaços públicos da Vila Santa Teresinha, também conhecida como Vila dos Papeleiros, através da promoção de atividades de cultura, esporte e lazer que integrem a comunidade. O evento conta ainda com o apoio do Instituto Fidedigna e Instituto de Vida.

 

Confira a programação:

 

11h – Show do Terminal 470 e início da pintura do mural em Graffite (com Jacksom Brum e Kelvin Koubik)

12h – Show da banda Rafuagi (Esteio)

13h – Apresentação da Banda Ecos

14h – Workshop com DJ Edinho K

15h – Competição de manobras de skate

todo o dia: discotecagem e aulas abertas de skate

 

Sobre as atrações:

 

Terminal 470
A banda Terminal 470 promove a mistura do rap, black music e MPB a apresentação de 20 minutos apresenta as músicas do seu mais novo disco “Coletivo”.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=UwrPNDnDmiU&t=886s

 

Rafuagi

Há treze anos, no Bairro Novo Esteio, em Esteio, no Rio Grande do Sul, surgia o grupo que hoje se consolida como a principal referência do rap no estado: o Rafuagi. Rapidamente, menos de um ano depois, lançava o seu primeiro demo, A Letra do Rap. Em pouco tempo, o trio Rafa, Ricky e Dj-Croko começou a alçar voos maiores. Faturou dois prêmios Prêmio Hutúz em 2006 e 2009, a honraria mais importante do Hip Hop da América Latina com o EP Todos Iguais e já gravou com artistas dos mais diversos nomes da música nacional e internacional, como o uruguaio Daniel Drexler e nomes consagrados da música brasileira, como Emicida, Rashid, MV Bill, RAPadura XC., e a banda Bidê ou Balde, além de dividir palco em grandes festivais pelo mundo com Ghostface Killah e o grupo Wu-Tang Clan (EUA), Killapriest (EUA), GAVLYN (EUA), Afu- Ra (EUA), Yasiin Bey/Mosdef (EUA), Criolo, Caetano Veloso, Racionais, entre outros.
O primeiro disco de estúdio dos rappers, Esse é Meu Lugar, com 15 faixas, teve participações especiais de Rappin’ Hood, Nitro Di e Bastardo do SNJ, entre outros, foi lançado em 2012. Logo, faturou o Prêmio RAPLongaVida, na categoria Melhor Disco e recebeu indicação para o Prêmio Açorianos. Depois de conquistar o Rio Grande do Sul e mostrar ao Brasil que o rap gaúcho é de qualidade, o Rafuagi mostrou força na América do Sul e Europa, lançando seu segundo disco, intitulado Parte do Ciclo, compondo e participando dos maiores eventos de Hip Hop da atualidade, como os Festivais Hip Hop Al Parque e Cuida Natura na Colômbia, e o Festival Paris Hip Hop na França, além de apresentações em diversos estados do Brasil, no Uruguai, Argentina, Portugal, Espanha.
Tendo forte influência e circulação na região metropolitana de Porto Alegre, possui também como marca na carreira uma ampla capacidade de articulação em diversas comunidades, de diferentes municípios, em nível estadual, federal e internacional. Esta característica só pode ser alcançada através da participação intensa da própria comunidade na construção e execução de seus projetos, a exemplo da criação da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio e a conquista histórica da primeira Casa do Hip Hop do estado do Rio Grande Sul em Esteio/RS, mobilizando mais de dezoito mil jovens.

 

Banda Ecos

Projeto desenvolvido pelo Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini com o patrocínio da Gerdau, o projeto possibilita aliar arte, cultura e inclusão social. Participam da Banda Ecos crianças e adolescentes que se destacam nas habilidades artísticas e musicais. Além das atividades realizadas nas unidades, as crianças têm um calendário de apresentações na própria vila e em outras instituições, e estão sempre abertas a convites.

 

Workshop com DJ Edinho DK
Com duração de 1h o workshop gratuito de DJ visa introduzir o aluno no mundo da discotecagem através da operação dos equipamentos, seleção de músicas e produção de efeitos e transições musicais (mixagem). No máximo 15 alunos.

Kelvin Koubik

Artista visual, participou de diversas exposições coletivas e uma exposição individual. É arte-educador, ilustrador e graduando do curso de Artes Visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde criou e atua no grupo de pesquisa em desenho ATELIER D43.  Como também é conhecido no cenário urbano “Kino” transita pelo graffiti, onde começou seus trabalhos de artes aos 13 anos de idade e até hoje desenvolve junto a oficinas e trabalhos comerciais. Como ilustrador trabalha para o jornal virtual Nota de Rodapé de São Paulo e ilustrou diversos livros infantis para editora Elefante Letrado. Atualmente Koubik possui seu atelier junto ao Estúdio Hybrido, localizado no Vila Flores, um Centro Cultural que abriga projetos e coletivos nas áreas da Cultura, Educação e Negócios Criativos.

 

Jacksom Brum

Jackson é designer gráfico de formação e pós-graduado em educação popular e movimentos sociais. Grafiteiro, arte educador e bailarino, já transcendeu fronteiras e encantou com arte outros países como Alemanha, França, Polônia, Espanha, Portugal e Itália.

https://www.jacksonbrum.com.br/

 

Ande Escola de Skate

A Escola ANDE de Skate foi criada em 2014 através de uma parceria entre a Matriz Skate Shop, empresa que há 14 anos movimenta e incentiva a prática do skate no Brasil, e a Swell Skateboard, empresa que a 9 anos desenvolve trabalhos pedagógicos de iniciação de crianças e adultos à pratica do Skate. Dessa união surgiu um projeto que associa a metodologia da Swell em ensino didático com a tradição profissional de mercado e negócios da Matriz Skate Shop.
 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s