Atividades

A Organização gaúcha que capacita mulheres para trabalhar em obras já formou mais de 4 mil mulheres. 

ONG Mulher em Construção celebra 12 anos no Dia Internacional da Mulher com formatura de novas turmas e assinatura de parcerias

Nesta quinta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, a ONG gaúcha Mulher em Construção completa 12 anos com muita maturidade e celebra, às 19h, no Miolo da Associação Cultural Vila Flores (Rua São Carlos, 753), bairro Floresta, em Porto Alegre, a formatura de novas alunas e de instrutoras. A turma de 12 alunas foi formada pelo projeto da ONG Cimento e Batom que habilita para reparos em geral contando com apoio das instituições Mulheres do Brasil e Soroptimistas de Porto Alegre. Já o grupo de 14 instrutoras foi oportunizado pelo projeto da entidade em convênio com a Brazil Foundation Bovespa. Essas vão ensinar a outras a metodologia aplicada pela Associação e reforçar o time das multiplicadoras que já treinam mulheres em várias cidades do RS e que prospectam levar a “receita” também para outros estados.

Foi em 8 de março de 2006, que o projeto da canoense Bia Kern se concretizou.  Ela que, a exemplo da mãe,  sempre fez tarefas consideradas masculinas como assentar a calçada da casa, desafiou o corriqueiro e abriu o primeiro curso de pintura predial para mulheres em situação de vulnerabilidade social. O objetivo era oferecer nova alternativa de trabalho para as moças e senhoras que não tinham emprego, que ganhavam pouco ou que sofriam com a dependência econômica do marido.  A iniciativa revolucionou o setor. Novas oficinas foram montadas com parcerias empresariais para ensinar, gratuitamente, técnicas de alvenaria, eletricidade e hidráulica. E, as mulheres capacitadas pela Organização  vêm provando, por mais de uma década, que são capazes de executar, com perfeição, as tarefas antes consideradas “coisas de homem”.  Os empreiteiros reconhecem que elas são comprometidas, responsáveis e que, comparada à mão de obra masculina,  a delas tem melhor acabamento, é mais limpa e organizada. A competência e o capricho das pedreiras, ceramistas, eletricistas e hidráulicas faz aumentar, cada vez mais, o número de mulheres nos canteiros e na manutenção de obras em muitos municípios do estado.  A confiança nelas é tanta que, durante a cerimônia desta quinta-feira, será renovado o contrato com a Lojas TaQi e outra parceria será assinada, desta vez com a construtora MRV Engenharia.  A empresa de construção vai assinar a carteira profissional de alunas moradoras de Canoas e arredores.

Mais de 4 mil gaúchas já receberam diplomas da “Mulher em Construção” para exercer funções de construção civil, do alicerce até o acabamento de uma obra. Dezenas delas se articulam para a implantação, em abril próximo, de uma cooperativa de mulheres da construção civil.

O trabalho desenvolvido pela Organização atrai também donas de casa e profissionais liberais que procuram a associação para fazerem reparos em geral na sua casa ou no seu escritório. Para atender essa demanda, são oferecidas oficinas pagas. Aquelas que podem pagar para aprender, por exemplo, a recuperar paredes, consertar vazamentos e entupimentos, trocar resistências e tomadas elétricas contribuem para a formação de cursos gratuitos para aquelas economicamente desfavorecidas.

 

SERVIÇO 

ONG Mulher em Construção celebra 12 anos no Dia Internacional da Mulher

com formatura de novas turmas e  com assinatura de nova parceria.

A Organização gaúcha que capacita mulheres para trabalhar em obras já formou mais de 4 mil mulheres.

Local:  Miolo da Associação Cultural Vila Flores (Rua São Carlos, 753),  Bairro Floresta, em Porto Alegre

19hs – Welcome coffee

– Boas vindas da OSC Mulher em Construção ao público

– Cerimônia de comemoração de 12 anos da ONG Mulher em Construção

– renovação do contrato com Lojas TaQi

– Lançamento da parceria Mulher em Construção e MRV Engenharia

– Cerimônia de formatura de 14 instrutoras do projeto Brazil Foundation e Bovespa;

– Cerimônia de formatura de 12 alunas do projeto Cimento e Batom com apoio das Instituições Mulheres do Brasil Soroptimistas de Porto Alegre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s