TransVerCidade: a transversalidade no olhar da cidade

Por Betina D’Ávila, da Sopro

A terceira edição do Simultaneidade acontecerá nos dias 16 e 17 dezembro e pretende provocar outros olhares à cidade

* Veja aqui a programação do Simultaneidade

* Confirme sua presença no evento do Facebook

Em um contexto político e socioeconômico conturbado, olhamos para a cidade de uma forma cada dia mais negativa. Mas e se todos pudessem vê-la desde outros pontos de vista e perceberem que, sim, ela também tem muito de agradável e positivo?

TransVerCidade é o tema do Projeto Simultaneidade deste ano aqui no Vila, e significa justamente isso: despertar as diferentes visões transversais e mostrar que há muita diversidade nos espaços urbanos.  Várias linguagens, de formas diferentes, podem se complementar e expressar o que está acontecendo de bacana na cidade.

Captura de Tela 2017-12-10 às 20.01.43

A terceira edição do Simultaneidade quer provocar o exercício do olhar empático.

A Aline Bueno, que colabora com a construção da “bienal” do Vila desde o começo, em 2013, fala que o Simultaneidade é uma experiência estética, porque mexe com todos os nossos sentidos.

Olhamos a cidade porque sentimos ela. E quando utilizamos o verbo olhar, manifestamos um sentido simbólico, uma vez que nenhuma visão é mais importante do que outra: aqui, queremos incluir e complementar todas as formas do olhar.

Por isso, TransVerCidade também significa trazer reflexões inclusivas em relação à cidade. Aqui, a oportunidade é de sensibilizar uma construção para essa diversidade. A Ovni Acessibilidade Universal, iniciativa vileira idealizada pela Mimi Aragón e pela Kemi Oshiro, confia na possibilidade do protagonismo de pessoas com deficiência, fortalecendo a ideia de que a atuação coletiva pode diminuir os obstáculos diários.

Mimi reflete bastante sobre as limitações humanas e acredita que não devemos enxergar deficientes como “coitadinhos”, tampouco como heróis. São pessoas como todos nós, somente com limitações diferentes, e por isso sentem a cidade da forma como são recebidos. Por isso, é importante considerarmos sempre todas as maneiras de enxergar, e fazer com que nossos ambientes não se tornem locais hostis e inacessíveis.

A terceira edição do Simultaneidade quer provocar reflexões como essas. A partir do exercício do olhar empático é que conseguiremos provar a transversalidade de diferentes olhares, desde diferentes campos profissionais, que podem se complementar, até o olhar de quem enxerga menos, pelos olhos de quem não tem sua visão afetada.

Captura de Tela 2017-12-10 às 20.02.13

Atividade da primeira edição do Simultaneidade, em 2013.

A terceira edição do Simultaneidade, a Bienal do Vila Flores

Consideramos o Simultaneidade um protótipo de tudo o que o Vila Flores se tornou, uma vez que foi o primeiro grande evento que produzimos, em dezembro de 2013. Na época, não tínhamos um espaço em condição de receber um grande fluxo de gente, e mesmo assim contamos com cerca de 600 pessoas naqueles dois dias.

Na primeira edição, tivemos a colaboração de diversas direções: desde vizinhos do Quarto Distrito, que disponibilizaram seu tempo e criatividade para apresentações, até pequenos patrocínios de parceiros. A Aline considera o projeto um norte para o Vila: “foi, de fato, um lampejo do que viria, que mostrou um caminho pra gente – um caminho muito bonito, aliás”. O projeto também foi significativo para muitos de nossos residentes, que só conheceram nosso espaço por causa dele.

Dois anos depois, em dezembro de 2015, já contávamos com diversos residentes. Por isso, nada mais justo do que a programação da segunda edição ser construída, em grande parte, por eles. Agora, na terceira edição, contamos com iniciativas externas que também acreditam na transversalidade na construção do olhar à cidade.

 

Informações sobre o evento Simultaneidade:

O quê? Simultaneidade III – Edição TransVerCidade

Quando? 16 e 17 de dezembro, das 10h às 22h

Onde? Vila Flores: Rua São Carlos, 753

Quanto? Contribuição consciente

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s