Cultura Geek e a diversidade no Vila Flores

Depois do sucesso do Nerdval, recebemos pela primeira vez a OktoberNerdFest. A celebração da cultura geek tem tudo a ver com o Vila, porque traz à tona o diálogo da diversidade. A festa cria mais um espaço para a troca e consolidação da cultura nerd em Porto Alegre. Mas, diferente dos demais festivais ao redor do Brasil e do mundo, ele é organizado pela própria comunidade. Esse fato amplia também a defesa da diversidade de público.

Um dos organizadores do evento, o Joel, do MateHackers, lembra que esse é um tema frequentemente abordado no universo nerd. StarTrek Enterprise, por exemplo, representou um marco histórico ao ser a primeira série de televisão a dar espaço a diferentes culturas em papéis importantes. Assim foi com a oficial de comunicação negra Nyota Uhura e com o personagem Sulu, descendente de asiáticos, que assumia o comandante da nave. Isso ainda na década de 60, em que a sociedade americana discutia os direitos civis.

“StarTrek é a celebração da diversidade. Tem um espaço claro para isso, de participação, visibilidade e tolerância ao diferente. A mesma coisa acontece com outros universos, como X-men, que no fundo discute racismo e a perseguição de minorias”, conta Joel.

Na OktoberNerdFest não existem julgamentos, ninguém é considerado pelas coisas que gosta ou veste. E não existe limite de idade. Durante o Nerdval, por exemplo, a liberdade estava a olhos vistos, nas pessoas vindo ao Vila vestidos como queriam. Além disso, o público variava de crianças a idosos, todos interessados em expressar sua visão de mundo, seja através de cosplay ou da sua forma.

O Joel, por exemplo, se reconhece no grupo de pessoas que se identifica com os valores transmitidos nos quadrinhos, mangás, seriados, filmes e animes. E é esse o tipo de público que a OktoberNerdFest pretende alcançar: pessoas que, através das ações praticadas por personagens, são capazes de assumir riscos, tomar uma decisão e lutar por aquilo. Enfim, pessoas que acreditam que a sua ação é capaz de transformar o mundo.

(Fotos do Nerdval: Ana Skavinski)

OktoberNerdFest mistura games, simuladores e cerveja

O OktoberNerdFest acontece no dia 14 de outubro e reúne o universo geek, misturando cerveja, games, simuladores e diversas atrações. A iniciativa é promovida pelos residentes MateHackers, um hackerspace formado por um grupo de entusiastas por tecnologia.

As atrações do evento são para encantar o público, especialmente os gamers. Serão disponibilizados videogames e máquinas arcade, que prometem resgatar a nostalgia de jogar com gráficos pixelizados. Além disso, foram convidados 5 desenvolvedores gaúchos para mostrar os jogos em que estão trabalhando. O evento ainda fechou uma parceria com a RedBull, que vai disponibilizar um simulador de carros de corrida.

A festa também será animada ao som de músicas de anime, J-Rock e Kpop, com show da banda SetFly e DJ Appel. Cosplay e Cospobre também são muito bem-vindos, inclusive o público que comparecer fantasiado paga meia-entrada e ainda ganha um brinde. Diversas bancas foram convidadas para expor e vender suas raridades. Vai ter até uma tatuadora rabiscando no Vila.

E como toda tradicional festa alemã, o OktoberNerdFest não vai deixar o público com sede. Serão 12 tipos diferentes de cerveja artesanal. Para comida, já estão confirmados foodtrucks, em especial os de pizza (que qualquer nerd não deixaria de comer).

Informações OktoberNertFest

O que: OktoberNerdFestival
Quando: 14 de outubro, das 12h às 22h
Onde: Vila Flores, Rua Hoffman, 459
Quanto: R$ 15 inteira, meia para cosplay
Ingressos em: https://goo.gl/oTBMZv

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s