Deslocamentos4D

capa_face-851x315px

Festival #deslocamentos4D realiza circuito de atividades sobre empreendedorismo, cultura, inovação social, educação e arte

Evento promove o mapeamento e a visibilidade de iniciativas do 4o Distrito de Porto Alegre, com seminário, oficinas, feiras, exposições, shows, gastronomia, cerveja artesanal e turismo criativo

Nos dias 10 e 11 de dezembro, Porto Alegre será palco de diversas atividades nos bairros que compõem o 4o Distrito. Com uma dinâmica descentralizada, o festival #deslocamentos4D promove atrações culturais, sociais e empreendedoras nos bairros Navegantes, São Geraldo, Floresta e Humaitá. A ideia central do projeto é dar visibilidade às iniciativas da região e à cultura local, que vem se transformando em um território de lazer, inovação e empreendedorismo na Capital. A programação, com entrada franca, inclui uma série de atividades simultâneas e diversificadas ações artísticas, culturais, educativas e colaborativas. Seminário, oficinas, feiras de moda, design e inovação, shows e espetáculos, circuitos de bicicleta, passeio das artes, exposições e exibições, gastronomia e cerveja artesanal estão na programação.

Os profissionais envolvidos no #deslocamentos4D fazem parte da comunidade que reside ou trabalha no 4o Distrito: empreendedores individuais e coletivos, empresários, educadores, artistas, ativistas sociais, articuladores culturais, membros de comunidades de baixa renda, profissionais de tecnologia, moda e design, associações organizadas e, sobretudo, cidadãos que ali vivem.

Entre os agentes parceiros e com participação ativa no evento está o espaço cultural Vila Flores, que vai abrigar a exposição Vila Flores – Uma Experiência Aberta. Os residentes do espaço também participam da programação, como os Matehackers (com o projeto Miolo Nerd), a Cia. Caixa do Elefante (com o espetáculo de bonecos Bom Pra Cachorro), a ONG Mulher em Construção (com oficina de serviços de construção civil para mulheres moradoras da Vila Santa Terezinha), o Coletivo Ameixa (com a mostra de filmes MoFO) e a Escola Convexo (com a oficina Qual vai ser?[QVS] #Grana #Felicidade #Futuro). O Vila Flores também vai concentrar as atrações musicais do #deslocamentos4D, que conta com os shows de Frank Jorge, Tonho Crocco e The Room Brothers. O Palco #deslocamentos4D vai contar também com a discotecagem do DJ Piá e intervenções de arte ao vivo com os artistas urbanos Xadalu e Toniolo.

O Porto Alegre Hostel Boutique vai abrigar um Sarau, com participação do percussionista costa- marfinense Loua Pacom Oulai, entre outros músicos e poetas. A programação artística conta, ainda, com apresentação dos poETs – grupo formado pelos poetas-músicos Ricardo Silvestrin (morador da Rua São Carlos), Alexandre Brito e Ronald Augusto, a performance A.S.P.I.R.E, da Cia. Ato Espelhado e o espetáculo de dança SeteOito – Impermanências, com Thais Petzhold e Marco Fillipin.

Na Praça Florida acontece Oficina de Sticker Art com o artista urbano
Xadalu, a Oficina de Mosaico com a artista visual Silvia Marcon e o Campeonato Best Trick, acompanhado pelo skatista Jean Lucca Joner Silveira e convidados.

A Vila Velô vai promover o 4D de bici – um passeio de bicicleta por pontos importantes da região. E quem quiser conhecer os projetos que compõem o Distrito Criativo a pé, pode participar do Passeio das Artes, uma caminhada guiada que percorre galerias de arte, ateliês de artistas, antiquários e brechós. No Galpão Makers acontece o Ocupa Galpão, que vai receber os visitantes para mostrar a produção dos residentes.

O projeto de mobilização urbana Tô Na Rua traz para a programação uma feira de marcas autorais, bazar, brechós, food trucks, intervenções e música. O Porto Alegre Festival – que vai promover o encontro de bandas consagradas da cena musical gaúcha com artistas emergentes, nos dias 10 e 11 de dezembro, na Avenida Polônia – também integra o circuito de atividades que acontecerão durante o #deslocamentos4D.

No dia 10, sábado, o evento é pautado pelo seminário #Deslocamentos4D, que irá debater e construir um documento de ideias e encaminhamentos para a região, para ser entregue aos setores do poder público e privado. O 4o Distrito é um espaço aberto de economia criativa, inovação e conhecimento, onde experiências colaborativas como estas são o ponto de partida para fomentar ações conjuntas e reforçar iniciativas existentes. O painel central contará com um resgate histórico do 4o Distrito e mediação de Rafael Passos, presidente do Instituto de Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Sul. Nesse painel serão apresentados e discutidos por especialistas os dois principais projetos já desenhados para a região – o Master Plan e o Porto Alegre Tecnopole – e visões sobre assentamento urbano, direito à moradia, impactos sociais dos projetos urbanos na cidade e a experiência do Vila Flores. Além do painel central, outras cinco mesas simultâneas serão realizadas para abrir um diálogo sobre temas como Economia Criativa, Tecnologia e Inovação, Direito a Moradia, Sustentabilidade e Inovação Social, Urbanismo e Mobilidade, Cultura e Educação. A entrada é franca e o seminário acontece no Vila Flores.

Nos dias do festival, parte das atrações será transmitida ao vivo pela internet e nas redes oficiais do evento. A programação terá cobertura da jornalista Carol Anchieta, que circulará pelos diversos pontos do festival. O evento também disponibiliza um aplicativo, com link para streaming, mapa e programação.

O público presente também poderá participar de um concurso de selfies. Para concorrer, basta fazer check-in em, no mínimo, quatro pontos do circuito e postar a imagem no Instagram com a hashtag #selfie4D. A premiação e o regulamento serão divulgados até o dia 10 de dezembro, e o resultado será anunciado após o evento pelas redes sociais do festival. Um grupo de artistas convidados escolherá a melhor foto.

O Festival #deslocamentos4D tem curadoria da Joner Produções e produção do Gabinete Produções Culturais – empreendimentos residentes do 4o Distrito, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, apoio cultural do Vila Flores e apoio da Vila Velô, Hot Media, Impacto VentoNorte, Distrito C, Tô na Rua, Hotel Ibis Style e Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Dias 10 e 11 de dezembro de 2016, sábado e domingo Horário: das 09h às 22h
Entrada Franca
Diversos locais na região do 4º Distrito de Porto Alegre:

Avenida Polônia, 200
Casa Cultural Tony Petzhold – Avenida Cristóvão Colombo, 400 Galpão Makers – Rua Santos Dumont, 1100
Porto Alegre Hostel Boutique – Rua São Carlos, 545
Praça Florida – Av. Farrapos esquina com Rua Comendador Azevedo Rua São Carlos
Vila Santa Terezinha
Vila Flores – Rua São Carlos, 759
Vila Velô – Rua Sete de Abril, 291

Site: deslocamentos4d.com.br
Facebook: facebook.com/deslocamentos4D Instagram: @deslocamentos4d

Inscrições gratuitas para oficinas: a partir do dia 6 de dezembro pelo site http://www.deslocamentos4d.com.br

Programação completa

sabado

domingo1

domingo2

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s