Exposição Urdumes de Vera Junqueira

14203368_1274353885916329_2374470382803308603_n

O urdume representa no processo da produção têxtil os fios fixos no tear, aqueles em que pouco ou quase nada podem ser alterados no seu destino. Se equivalem, na nossa vida, às informações que nos pertencem desde o nascimento, à genética, às relações parentais, etc. A trama na linguagem têxtil é onde interferimos, o quanto queremos ou somos capazes.

Na vida, a trama corresponde ao modo como construímos ou alteramos nossos caminhos ao viver, como administramos nossos desejos. Com mais ou menos liberdade, é na trama que podemos agir sobre o urdume.

No dia 15 de setembro às 19h, o espaço cultural Vila Flores, (Rua Hoffmann, 459) apresenta a exposição URDUMES, um recorte da produção de trabalhos mais recentes da artista visual Vera Junqueira que busca estabelecer um diálogo com a vida real, caminhando na linha tênue entre a trama e o urdume. A exposição ficará aberta ao público até o dia 29 de setembro.

Durante o período expositivo, acontecerão diversas ações que complementam a mostra, como a feitura de um tapete produzido com a participação do público, a fala da fotógrafa, militante e pesquisadora da Revolução das Mulheres Curdas, Suzana Pires, sobre este importante momento histórico e a produção de uma série de gravuras, em que a artista, utilizará sangue para compor seu trabalho.

Durante a permanência da exposição, todas as terças feiras, – durante duas horas, haverá continuidade da produção da “Bola” (produzida com compressas hospitalares amarradas com fio de seda) que atualmente está com 80 cm de diâmetro e aproximadamente 3000 compressas. O tamanho final do objeto artístico será de 1,70 m – altura física da artista – e serão utilizadas, então, aproximadamente 16.000 compressas. A ação será uma extensão do atelier de Vera Junqueira, o que proporcionará o convívio com o público.

Link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/883415651790105/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s