Performance e Exposição

UM OUTRO ERRO NÃO É POSSÍVEL
intervenção pública / performance / exposição
por Grupo Etcetera com Cleyton Nascimento, Andressa Cantergiani & Frans Jacobi
 
NÃO PENSE NA CRISE: LUTE!
exposição por Thomas Kilpper
 
Sexta-feira, 8 de Julho, Porto Alegre/Brasil
15.30h no Pop Center, R. Voluntários da Pátria, 220 – Centro
18h no Vila Flores, Rua Hoffmann 447
 
Organizado por SYNSMASKINEN em colaboração com Goethe-Institut, Galeria Península e Vila Flores
 
A intervenção pública/procissão/exposição é um experimento errorista dentro de um recorte da pesquisa artística SYNSMASKINEN. O projeto resulta de uma investigação colaborativa sobre o contexto político global, especificamente sobre o contexto brasileiro, tendo Porto Alegre como um exemplo de espaço “fight specific” [luta específica]. O foco se estabelece no contexto a partir de Maio de 2016, após o início do processo de Impeachment. Composto por peças gráficas e recursos literários e dramáticos, o projeto emergiu a partir de debates sobre o Fórum Social Mundial como um modelo utópico de representação política e a continuidade/descontinuidade deste modelo hoje. O slogan inicial do Fórum – “Um outro mundo é possível” – é transformado aqui em título ambíguo do projeto, que pinça argumentos dos dois lados do atual “estado de emergência” para o qual o Brasil parece se encaminhar. UM OUTRO ERRO NÃO É POSSÍVEL se manifesta como uma procissão pelo centro de Porto Alegre e como uma exibição de um dia no Vila Flores.
 
Além deste experimento errorista, Thomas Kilpper estará exibindo uma série das primeiras impressões do seu processo de instalação em andamento: NÃO PENSE NA CRISE: LUTE!
 
ERRORISMO: prática ou filosofia que tem o erro como base de suas ações. Erroristas: multidões, grupos ou sujeitos que praticam Errorismo. O Movimento Internacional Errorista foi fundado em 2005. http://www.erroristas.org
 
SYNSMASKINEN é um conglomerado-artístico e investigação artística sobre crises políticas contemporâneas. SYNSMASKINEN está sediado em Bergen, Noruega. http://www.synsmaskinen.net
 
ETCETERA Formado em 1997 em Buenos Aires, Etcétera é um coletivo interdisciplinar composto por artistas visuais, poetas, atores e artistas performáticos. Em 2005 o grupo fez parte da fundação do movimento Internacional Errorista, uma organização que reivindica o erro como uma filosofia de vida. Atualmente, Loreto Garín Guzmán (Chile) e Federico Zukerfeld (Argentina), cofundadores do coletivo, coordenam o arquivo, as exposições e outras iniciativas. Em 2013, Etcétera… ganhou o International Award for Participatory Art em Bolonha, na Itália. Exposições internacionais incluem: 4ª Bienal de Atenas (2013), Grécia; documenta13 (2012), Kassel, Alemanha; 52º October Salon (2011), Belgrado, Sérvia; 11ª Bienal de Istambul (2009), Turquia; 6ª Bienal de Taipei (2008), Taiwan; Collective Creativity (2005), Fridericianum Museum, Kassel, Alemanha; e Ex-Argentina (2004), Museum Ludwig, Colônia, Alemanha.
 
Cleyton Nascimento é um ator/performer de São Paulo.Trabalhou no espetáculo MACBETH de Greg Hicks & Royal Shakespeare Company. Trabalhou como ator e educador na 31a Bienal de Artes de São Paulo,como intérprete de Deus, Lúcifer e Google, na obra “Errar de Diós” com o coletivo argentino Etcetera.
 
Andressa Cantergiani é performer e artista visual de Porto Alegre, co-fundadora da Galeria Península.
 
Frans Jacobi é artista visual de Copenhagen. Fundador do SYNSMASKINEN. Professor da Academia de Artes e Design de Bergen (KhiB), Noruega.
 
Agradecimentos: Isabel Waquil
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s