Sobre a extinção do Ministério da Cultura

A Associação Cultural Vila Flores, associação sem fins lucrativos, vem a público manifestar-se contra a extinção do Ministério da Cultura (MinC) e seu rebaixamento à Secretaria do Ministério da Educação (MEC). Nós entendemos que esta ação compromete a continuidade das políticas de valorização e fortalecimento da cultura nacional, implementadas nos últimos anos através de processos que garantiram a ampla participação da sociedade, através da criação do Sistema Nacional de Cultura e do Plano Nacional de Cultura, garantindo avanços importantes na democratização da sua gestão e na compreensão e afirmação da diversidade da cultura brasileira.
 
Externamos nossa preocupação com a continuidade de ações e programas de fomento em andamento e que a fusão destes dois ministérios traga prejuízos em curto, médio e longo prazo para a atuação de artistas, produtores, educadores, pesquisadores e profissionais atuantes no campo cultural, e deste modo cause também prejuízos a toda a população brasileira. A cultura, e o acesso à cultura é um direito de todo cidadão, assim como o direito à educação, a saúde, à comunicação.
 
Compreendemos que a Educação e a Cultura são campos específicos de conhecimento, que embora necessária e historicamente conectados em seus fundamentos, demandam políticas públicas (e privadas) próprias e autônomas. Nesse sentido, nos solidarizamos com todas as mobilizações em defesa do MInC.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s