Oficinas Drops Audiovisual

12932611_466908910185231_849915863258100290_n

Inscrições: http://encontros.vilaflores.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/dropsaudiovisual
E-mail: drops.audiovisual@gmail.com
Site: http://dropsaudiovisual.wix.com/dropsaudiovisual

>> OFICINA DE INTRODUÇÃO AO ROTEIRO

Ministrantes: Antonio Navarro e Zu Escobar
Dia 18/04/16 (segunda-feira)
Das 19h30 às 22h
Duração: 2h30min
Local: Vila Flores – Rua São Carlos, 759. Bairro Flores.
Valor: R$ 60,00

Filmes que serão abordados na oficina: Tubarão (Steven Spielberg); Star Wars IV – Uma Nova Esperança (1977, George Lucas); Thelma & Louise (Ridley Scott); Casablanca (Michael Curtiz) e Argo (Ben Afflleck)

A criação de uma boa história tem como base conceitos que nos foram apresentados por Aristóteles em seu tratado das artes chamado Poética (335ªa.C.) Mas a partir de 1977 teóricos americanos deram início a um universo de paradigmas e ‘fórmulas’ para se criar uma história que seja eficiente e cumpra a sua função principal: divertir enquanto nos afeta profundamente. Vamos apresentar um mapa simplificado para o desenvolvimento de narrativas sólidas e consistentes. A partir desse mapa, o participante terá visão mais analítica sobre os filmes que tiver contato.

O conteúdo abordado:
– O protagonista: através de seus olhos a audiência irá vivenciar a história;
– O arco transformacional: o protagonista deve crescer, mudar e evoluir durante a história. Ao final, ele não é mais a mesma pessoa que conhecemos no início;
– Estrutura em 3 atos e os pontos de virada: a importância das “viradas” no roteiro conduzindo a história do primeiro ato (início/apresentação) para o segundo (conflitos/confronto) e desse para o terceiro (clímax/resolução);
– Incidente incitante: o evento que desequilibra o mundo do protagonista e dá início ao “problema” que deverá ser resolvido;
– Métrica e polaridade das cenas: para manter o interesse do público, cada cena deve iniciar com carga emocional positiva ou negativa e encerrar com uma carga contraria;
– A importância do conflito em cada cena; De quem é a cena?
– Ponto central: Perto do meio da história, um ou mais eventos geram no protagonista a falsa impressão de sucesso ou
– derrota, iniciando a “liberação” ou “tomada de consciência” até a conclusão;
– Desobedecendo as regras;
– Ferramentas de storytelling;
– Formatação de roteiro.

>> OFICINA DE INTRODUÇÃO À DIREÇÃO

Ministrante: Marcio Schoenardie
Dia 19/04/16 (terça-feira)
Das 19h30 às 22h
Duração: 2h30min
Local: Vila Flores – Rua São Carlos, 759. Bairro Flores.
Valor: R$ 60,00

Filmes que serão abordados na oficina: Star Wars IV – Uma Nova Esperança (George Lucas), Tubarão (Steven Spielberg), Alien (Ridley Scott), O Vento Será Tua Herança (Stanley Kramer), Adivinhe Quem Vem Para Jantar (Stanley Kramer); O Poderoso Chefão (Francis Ford Coppola), Bonnie e Clyde (Arthur Penn), Dracula (Tod Browning e Karl Freund. 1931); Deu a Louca no Mundo (Stanley Kramer), O Exterminador do Futuro (James Cameron), Os Intocáveis (Brian de Palma); 12 Homens e uma Sentença (Sidney Lumet) e Um Dia Muito Especial (Ettore Scola).

Grandes obras audiovisuais são reconhecidas pelas habilidades e talento do diretor por trás das câmeras. Mas o trabalho do cineasta é extenso e começa muito antes de chegar ao set de filmagem. A ideia do curso é apresentar teorias sobre a direção cinematográfica, as funções do diretor e sua relação com as etapas que constituem um filme, e ter uma discussão sobre os muitos aspectos e conhecimentos que compõem uma direção de cena utilizando-se da análise do trabalho de alguns realizadores.

O conteúdo abordado:
– O que faz um diretor ? O que ele deve fazer e do que (o diretor) é construído? A organização da equipe cinematográfica e o espaço do diretor dentro do processo, sua relação com o tempo, o material, tarefas e as pessoas envolvidas.
– Resolvendo o filme sem a câmera – o roteiro e a decupagem: O processo de pensar o filme, construi-lo através da escrita. Transformar ideias em imagens.
– Direção de atores e mise en scène – A sinergia entre construtores de um filme, na frente e atrás das câmeras.
– Nada se cria, tudo se cópia – As muitas referências dentro do mundo audiovisual, a bagagem acumulada de realizadores e espectadores. O gêneros e subgêneros constroem realizadores limitados? Como estamos reescrevendo a linguagem cinematográfica sem mudar o texto? Analise de cenas e diretores, suas escolhas para contar o mesmo, mas de forma diferente.

>> OFICINA DE INTRODUÇÃO À MONTAGEM

Ministrante: Jonatas Rubert
Dia 20/04/16 (quarta-feira)
Das 19h30 às 22h
Duração: 2h30min
Local: Vila Flores – Rua São Carlos, 759. Bairro Flores.
Valor: R$ 60,00

Filmes que serão abordados na oficina: Election (Alexander Payne), Tubarão (Steven Spielberg), My Joy (Sergey Loznitsa), Apocalypse Now (Francis Ford Coppola)

A montagem pode ser aquilo que nos faz gostar dos filmes, mas ela não nasceu junto com o cinema. Walter Murch diz que a montagem é o equivalente cinematográfico à invenção do avião. A junção de pedaços de um filme – o corte – é uma mágica que nos transporta no espaço-tempo em uma fração de segundo.
Entenda porque os cortes funcionam; qual o papel do montador no processo de um filme; princípios e alguns métodos e escolas da montagem.

Serão abordados os seguintes conteúdos:
– Do sal de prata ao bit: Como evoluímos até o processo de pós-produção hoje estabelecido. Principais descobertas que ocorreram nas ilhas de edição e nos ajudam a entender a forma dos filmes que vemos hoje.
– A importância da montagem: Por que os cortes funcionam? Afinal, é só cortar os pedaços ruins? O que é essencial para se obter o melhor resultado de uma cena (método de Walter Murch)?
– A montagem contra e a montagem a favor: Como entender o ritmo que cada montagem exige. Os diferentes tipos de montagem e seus efeitos no público.
– Os bons e maus exemplos do peso que a mão do montador pode ter sobre o resultado final.
– Os programas de edição: Descubra qual software é adequado para a sua demanda. Nem sempre o software mais profissional é a melhor escolha, mas não há motivos para limitar sua criatividade à templates.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s