Exposição Nós/noz de Lairton Rezende

convite3

 

Quinta-feira, dia 10/03, às 18h30, acontece no Vila Flores a abertura da exposição intitulada Nós/noz que visa exibir as últimas produções de Lairton Rezende, escultor gaúcho autodidata, falecido em 2015. De tom satírico, o artista utilizava a expressão popular “Nós na Fita” como ponto de partida das séries de trabalhos apresentados neste projeto.

Partindo dos múltiplos significados da palavra nó, Rezende buscava, pelo desdobramento de materiais coletados de um cotidiano banal, uma nova forma significante desses objetos. Esses foram achados ao longo de caminhadas por Porto Alegre e foram reconstruídos e potencializados para um novo uso. Objetos pouco nobres, como uma simples caixa de feira ou um mostruário de tecidos, frequentemente descartados, são aqui transformados em material artístico.

O nó assume um caráter personificado que ora age como uma simples parte da madeira, ora como um fruto, ora como primeira pessoa do plural, ora para união de laços, e serve de suporte para a realização de uma arte jocosa de Lairton.
Em dado momento de seu processo, percebeu a potencialidade dos materiais que utilizava. Desse modo, as caixas de feira se transformam em personagens, formas e no próprio suporte de sua obra. Sua bricolagem também pode ser compreendida como um objeto-cenário, remetendo às caixas do surrealista Joseph Cornell. Outro aspecto a ser observado, refere-se a citação e apropriação, de modo bem humorado, por vezes irônico, da cultura popular, história da arte e imagens religiosas.

A organização póstuma da exposição visa, além de apresentar suas últimas produções, atividades colaborativas abertas ao público, envolvendo a comunidade e amigos e artistas próximo de Rezende.

de 10 à 24 de março
abertura 10/03 às 18h
visitação por agendamento: exposicaonosnoz@gmail.com
no Vila Flores
Rua São Carlos, 753 – bairro Floresta

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s