Arte e Sustentabilidade Econômica

12191893_909456892435871_4836876359895927559_n

Arte e Sustentabilidade Econômica é um evento que vai reunir artistas e produtores culturais convidados, de diferentes áreas da cultura, para um bate-papo sobre os desafios de viver de arte, pagar as contas e sobreviver num sistema econômico que não é muito afeito ao artista.

O público pode acompanhar as discussões pela transmissão ao vivo no dia 12 DE NOVEMBRO, quinta, ÀS 19h30, direto do Vila Flores, em Porto Alegre. O O LINK DE ACESSO À TRANSMISSÃO SERÁ DIVULGADO AQUI, NA PÁGINA DO EVENTO, E NA FAN PAGE DA FIO PRODUTORA CULTURAL NO FACEBOOK – https://www.facebook.com/fioprodutoracultural

Os convidados desta edição são:

* Amanda Teixeira – artista visual, trabalha com fotografia e vídeo. Iniciou em 2015, junto com Pedro Cupertino, a Azulejo Arte Impressa, livraria e editora focada em livros de artista, publicações independentes e outros impressos. Estão indicados ao Prêmio Açorianos de 2015 na categoria Projeto Alternativo. Até o momento já publicaram 7 títulos, participaram de feiras de variedades e especializadas, como a Tijuana (SP) e Parada Gráfica (RS). Bacharel em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS, com mobilidade acadêmica pela Universidad de Buenos Aires. Expõe desde 2010 em Porto Alegre e outras cidades no Brasil e no Uruguai. Recebeu o prêmio Rosali Pretto na 15ª Jornada Literária de Passo Fundo em 2013 e Artista Revelação no Prêmio Açorianos de Artes Plásticas de Porto Alegre, em 2014. Possui obra no acervo da Pinacoteca Aldo Locatelli, da Prefeitura de Porto Alegre.

* Carina Levitan – música e artista plástica. Produra sons nos objetos e constrõe esculturas sonoras. Trabalha com trilhas e desenhos de som para o audiovisual, comerciais, performances e instalações. Graduada em Sound Arts & Design pela University os Y=The Arts London. Coordenou a Escola Caseira de Invenções, da 9ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, participou do grupo de improvisação Unknown Devices – The Laptop Orchestra, dirigido por David Toop, criou identidade sonora da banda Apanhador Só e fez a direção musical do programa Pandorga, exibido pela TV Brasil. Atualmente, está gravando seu disco autoral, com previsão de lançamento para julho de 2016.

* Carlos Ferreira – Carlos Ferreira- Artista gráfico, diretor e roteirista. Desenvolve atividades nas diversas áreas: cinema, quadrinhos, televisão e música. Autor de quadrinhos publicados no Brasil, Argentina e Japão. Autor roteirista dos álbuns Kardec (Editora Leya) e Os Sertões-A Luta, O Castelo de Kafka (Editora Nova Fronteira), Caos, e a revista Picabu.

* Cícero Neves – integrante da Ato Espelhado Companhia Teatral. O grupo fundado em 2007 pertence à nova geração do teatro gaúcho, com trabalhos infantis e adultos que nasceram de diferentes experiências teatrais e do desejo de compartilhar propostas simples e lúdicas com o espectador. Espetáculos produzidos: A Fábula Inexistente, contemplado com o Fumproarte; Avenida Cores por Todo Lugar, indicado (melhor fotografia e melhor ator para Cícero Neves) e premiado (melhor atriz, para Patrícia Ragazzon) com o Tibicuera em 2011; Do Outro Lado do Buraco, espetáculo que lançou o Ato Espelhado Companhia Teatral. Atualmente, a produtora faz parte do complexo cultural Vila Flores, um coletivo de artistas de diversas áreas que desenvolvem projetos para a construção de uma cidade melhor através da experiência artística.

* Dedé Ribeiro – produtora cultural. Dedé Ribeiro é jornalista por formação, com mestrado na Universidade de Paris I – Sorbonne (França), onde desenvolveu trabalho sobre Produção Teatral e mestrado em Artes Visuais na UFRGS, Dedé produz eventos culturais desde 1977, tendo criado o primeiro curso de produção em Porto Alegre. Como dramaturga, ganhou o Prêmio Habitasul com o texto infantil “O Mistério das Baipotas”, com Angel Palomero, produziu o projeto MicroDramas (textos semanais na internet, saraus e adesivos com os textos) e integra a Oficina Dran, de Dramaturgia, orientada por Graça Nunes, há seis anos, tendo três textos publicados o livro “Teatro com Graça”. Como atriz, recebeu o prêmio Tibicuera por sua atuação em “Sapovirareivirasapo”. Atuou como radialista, compositora, iluminadora e diretora de cena. Já dirigiu o Centro Cultural Usina do Gasômetro e foi responsável pela implantação do Santander Cultural em Porto Alegre, de onde foi a primeira Coordenadora Geral. Criou políticas culturais para o Instituto Ling e para o Centro Histórico-Cultural DA Santa Casa. Lecionou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Departamento de Arte Dramática e Especialização em Museologia), na PUC-RS (Especialização em Museologia), no Centro Universitário Metodista IPA (Cursos de Publicidade , Jornalismo e Música), Faculdades Castelli (Poós Graduação em Produção Cultural) e em cursos de extensão na Unisinos. Como divulgadora (BD Divulgação), trabalhou junto à grandes empresas de produção como Opus, Opinião, Dell’Arte e Antares. Já produziu mais de 800 eventos e produtos culturais, desde peças teatrais, livros, shows e discos de nomes como Nei Lisboa, Quartchêto, Nelson Coelho de Castro, Antônio Villeroy, Neto Fagundes e Arthur de Faria. Dirigiu diversas tournées de artistas gaúchos para o exterior, sendo responsável pela direção de produção do Festival Sud a Sul, na França, e integrou a equipe de produção dos Festivais “É tempo de Brasil”, no Louvre ,“Brahma-Brasil” em Sanary Sur Mer e “Brasil 2000” em Viena. Foi diretora de produção cultural do III Fórum Social Mundial. É diretora da LIGA Produção Cultural e mantem um blog de produção e viagens (http://dederibeiro.wordpress.com/).

* Jimi Joe – músico e jornalista. Atualmente coordenador da rádio Unisinos FM e integrante da banda Três Plantados. Com quase 40 anos de vída artística, Jimi Joe é uma das figuras mais conhecidas do rock gaúcho. Fez parte dos grupos Os Daltons, A Cretinice Me Atray, Atahualpa y us Punks, Justine, entre outros, além de ter participado de discos de outros nomes, como Julio Reny e Wander Wildner. Jimi está finalizando seu mais novo álbum, Nenhum Dano Mental Grave Constatado, ainda sem data definida de lançamento.

* Lu Thomé – coordenadora editorial do Fronteiras Do Pensamento, editora da Não Editora, assessora de imprensa no Estúdio de Conteúdo e mãe do Lucas. Jornalista formada pela PUCRS, possui pós-graduação em Jornalismo Literário e cursou a Oficina de Criação Literária da PUCRS, ministrada por Luiz Antonio de Assis Brasil. De 2003 a 2007, foi coordenadora da Assessoria de Comunicação da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).

* Mari Martinez – cantora e compositora da banda Mari Martinez; e sócia da Marquise 51, empresa que atua como produtora cultural, estúdio musical, selo, e hub criativo que reúne em iniciativas como o atelier O Bestiário, os programas de web Cozinheiro Amador e Guia de Sobrevivência Gastronômica de Porto Alegre, a produtora de audiovisual #Intensa, o festival Morrostock e as produtoras Puro Movimento e #TodtProduções.

– Pedro Harres – trabalha como diretor e roteirista de cinema e também desenvolve video instalações interativas. Nascido em Porto Alegre em 1984, é graduado em Realização Audiovisual pela UNISINOS e Filosofia pela UFRGS. Trabalhou em posições chave em vários projetos incluindo longas animados e participou de oficinas internacionais como BrLab e Generation Campus Moscou. Um Animal Menor, seu primeiro curta, ganhou diversos prêmios nacionalmente. EgoMáquina, sua video instalação interativa já esteve em museus e espaços públicos do Brasil. Castillo y el Armado é sua estréia na direção em animação, com premiere mundial no 71° Festival de Veneza – Mostra Competitiva Orizzonti, centenas de seleções em festivais, mais de 35 prêmios e qualificação ao Oscar.

A primeira edição do encontro Arte e Sustentabilidade Econômica aconteceu em abril de 2015, como parte do processo de pesquisa do projeto “Os incentivos à Economia Criativa e seu reflexo na Economia da Cultura de Porto Alegre”.
Para saber mais sobre a pesquisa e a edição anterior do evento, acesse os links abaixo.

Arte e Sustentabilidade #01 no facebook – https://www.facebook.com/events/1060225787324718/

Arte e Sustentabilidade #01 em vídeos – http://tinyurl.com/ArteeSustentabilidadeEconomica

Publicação da pesquisa Arte e Sustentabilidade – http://tinyurl.com/LivroArteeSustentabilidade

Referências bibliográficas – http://tinyurl.com/BiblioArteeSustentabilidade

Apoio: Associação Cultural Vila Flores

IMPORTANTE: o encontro não será aberto. O público pode acompanhar as discussões apenas pela transmissão ao vivo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s