Exposição Este corpo já foi meu de Marcia Braga

11207810_10152901914992087_463191933_o

Este corpo já foi meu é o nome da exposição que Márcia Braga (Santo Ângelo, RS, 1973) apresenta, a partir do próximo dia 9 de maio, no Centro Vila Flores, bairro Floresta, em Porto Alegre. É a segunda individual da arquiteta (UniRitter, 1998) e artista visual (Instituto de Artes, UFRGS, 2014). Produzidos nos últimos dois anos, os desenhos e trabalhos em cerâmica remetem a um universo particular, de sonho, habitado por figuras quiméricas, talvez seres marinhos, como anêmonas e poríferos.

Se os desenhos em nanquim e aguada, de linhas fluídas e camadas de transparência, apresentam-se de modo inédito, as obras em cerâmica evidenciam a filiação com a mostra Tactilis, exibida em 2013 no StudioClio e agraciada com o Prêmio Açorianos – Destaque em Cerâmica. Essas peças guardam a mesma gênese: pequenas formas modeladas em argila, queimadas e bordadas sobre superfícies macias e leves, convidando o espectador a tocar, a sentir as superfícies e as texturas da matéria. Entretanto, se em Tactilis havia a preponderância da cerâmica, com as centenas de formas projetando-se a partir de um núcleo elástico-maleável, agora a artista agrega outros materiais ao barro, como a lã, proporcionando uma nova dimensão táctil. Também insere cores, fortalecendo a sensação de uma fauna exótica e fantástica. E o “corpo da matéria” desses seres, como o título bem assinala, também já foi da artista. Afinal, cada fragmento partiu do seu toque e ação, do contato do seu corpo e das suas mãos com o barro; cada fragmento, mínimo que seja, partiu de sua vivência.

Além de seu envolvimento com a cerâmica, Márcia Braga – que em 2014 também recebeu o Prêmio de Incentivo à Criatividade no 20º Salão de Artes Plásticas da Câmara de Vereadores de Porto Alegre – é integrante do Bando do Barro e idealizadora e ativadora do Projeto Vizinhança e do Café na Calçada.

SERVIÇO

O quê │Este corpo já foi meu, exposição de Márcia Braga

Abertura │9 de maio de 2015, sábado, das 11h às 13h

Visitação │De 11 a 30 de maio de 2015, com agendamento de horário pelo telefone (51) 9132 1556

Onde │Vila Flores – Rua Hoffmann, 459 – Floresta – Porto Alegre/RS

Maiores informações │Márcia Braga: (51) 9132 1556 – bragamarcia@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s